sábado, 6 de novembro de 2010
Tipos de Gorduras e os Efeitos sobre o organismo
Tipos de gordura que aumentam os níveis de Colesterol sanguíneo!!
Gorduras Saturadas: Presentes em carnes, principalmente as gordurosas, leite integral e seus derivados, coco, gordura de coco e azeite de dendê.
Gorduras trans: São ricos nesse tipo de gordura: as margarinas de tabletes, de consistência dura, gorduras industriais usadas na preparação de sorvetes, chocolates, croissants, biscoitos recheados, cremes, molhos prontes, sobremesas cremosas e gordura hidrogenada utilizada para fritura.
Tipo s de gordura que não aumentam os níveis de colesterol sanguíneo!!
Gorduras Poli -insaturadas: ômega-6 (encontrado em óleos vegetais) e o ômega-3 (encontrado em alguns peixes - cavala, arenque, truta e sardinha) em alguns vegetais e na linhaça.
Monoinsaturadas: encontradas em azeites de oliva, óleo de canola, amendoim, avelâ. nozes, castanha de caju e abacate.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Programa de Reeducação Alimentar Personalizado
Pensando no seu bem estar, criamos um programa alimentar com o fornecimento das suas refeições além de orientações para café da manhã, lanches e sobremesas.
O programa foi criado ao se perceber a dificuldade das pessoas em cuidar de sua própria alimentação, seja para quem quer apenas um alimento saudável ou para quem precisa perder, manter ou ganhar peso, reeducar a alimentação ou atender necessidades nutricionais específicas.
Além de práticos, os alimentos congelados são bem mais saudáveis do que se imagina, a comida conservada em baixas temperaturas tem sua validade aumentada, são seguros e saborosos, além disso, pratos congelados podem ser ótimos aliados na cozinha, quando se pensa em praticidade e saúde.
As refeições fornecidas através do PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PERSONALIZADO, são da Fast Gourmet, empresa de congelados que visa qualidade, segurança e praticidade. A empresa investe no processo Cook Chill (processo de cozer e resfriar, em que são utilizados rigorosos métodos de controle de temperatura), garantindo uma qualidade nutricional, sensorial e de controle higiênico sanitário adequado para todos os alimentos.
Os produtos da linha light são indicados para quem quer perder ou manter peso, para controle de diabetes, colesterol, hipertensão ou por aqueles que almejam uma vida mais saudável.
COMO FUNCIONA?
Primeiramente, será realizada uma avaliação nutricional onde recomendações necessárias serão fornecidas para o sucesso do programa. Após esta etapa, você receberá um kit de alimentação (com 20 ou 40 pratos ) da Fast Gourmet, de acordo com suas preferências alimentares e necessidades nutricionais.
Para maiores informações e o recebimento do cardápio completo, envie um e.mail para srogatto@hotmail.com
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Aposte no Arroz Parboilizado!
A palavra parboilizado deriva da expressão em inglês parboiled, que pode ser expressa como cozimento/fervura parcial, e remete a características de seu processamento. É o arroz com casca, submetido a tratamento hidrotérmico antes das etapas de descascamento e polimento.
Na produção do arroz parboilizado, a ação da água sobre os componentes solúveis do grão (vitaminas hidrossolúveis e sais minerais) provoca sua migração da camada externa, onde estão mais concentrados, para o interior do grão, deixando-o mais rico do ponto de vista nutricional. Uma vez transferidos para o interior do grão, os nutrientes são aí fixados através da gelatinização do amido, pelo calor. Por isso a denominação de processo hidrotérmico.
O produto tem melhor valor nutricional em relação ao arroz branco polido, por sua maior concentração de micronutrientes. Se essa comparação for feita com o arroz integral, o parboilizado sai perdendo em quantidade destes nutrientes, e também de fibras, porém, como tem a película retirada após o tratamento hidrotérmico, fica livre de compostos nela presentes, chamados ácidos orgânicos, que se associam a determinados minerais e prejudicam sua absorção pelo organismo.
O arroz parboilizado representa um meio termo entre o polido e o integral, apresentando valor nutricional que justifica sua introdução na alimentação do dia-a-dia.
Arroz IntegralCalorias : 1 colher (sopa) = 22 calorias
Arroz Parbolizado
Calorias: 1 colher (sopa) = 35 calorias
Arroz Branco
Calorias: 1 colher (sopa) = 41 calorias
domingo, 18 de julho de 2010
Mirtilo (Blueberry)
Sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva.
A fruta possui um sabor agridoce e pode ser empregada tanto em pratos e doces ou salgados ou ser consumida "in natura".
Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá.
O Mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Vitamina C só no frio não resolve
A Vitamina C funciona como uma capa de proteção celular. Dessa forma, impede danos como a oxidação das células e protege o sistema imunológico.
Mas não adianta passar uma semana ingerindo suco de laranja ou algumas cápsulas durante o mês. A Vitamina C deve fazer parte da dieta diariamente, pois as miligramas a mais de Vitamina C que o corpo não precisa, acabam sendo eliminadas na urina.
O ideal é uma dieta equilibrada e suplementos vitamínicos só devem ser ingeridos com orientação médica.
CONHEÇA O SIGNIFICADO DA PALAVRA VITAMINA
O termo vitamina é derivado do latim (vita= vida e amina= composto orgânico contendo nitrogênio)
Apesar de essenciais para o metabolismo do corpo, as vitaminas não são produzidas pelo organismo do ser humano.
Por isso, as pessoas dependem de fontes externas para adquirir o composto.
A Vitamina C, por exemplo, é encontrada em grandes quantidades nos seguintes alimentos: - Pimentão vermelho e verde - Morango - Mamão - Kiwi - Laranja - Manga - Brócolis - Couve - Ervilhas - Batata - Tomate
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Para espantar o frio
O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas a temperatura já começou a cair. Nesta época do ano, uma das melhores formas de esquentar o corpo, é tomar uma boa taça de vinho.
Diversos estudos comprovaram que, além de aquecer, o vinho também atua na prevenção de doenças vasculares, pois contém flavonóides que ajudam a combater o colesterol ruim (LDL).
Porém, para quem gosta de tomar um vinho pensando em prevenir doenças do coração, vale lembrar que o benefício vale apenas para os vinhos tintos e não para os brancos.
Outro ponto que deve ser levado em conta, é que o vinho é uma bebida alcoólica, e se for ingerido em excesso, pode trazer danos para a saúde.
Ao tomar vinho, cuide também dos dentes. Os tintos tem alto poder de manchar, mas o tingimento pode ser removido facilmente por um dentista.
- Qual é a quantidade de vinho que deve ser consumida diariamente?
Os homens podem consumir até 250 ml para sentir os efeitos benéficos da bebida. Para as mulheres, o ideal é cerca de 125 ml.
- Quais tipos de vinho que possuem açúcar na sua composição?
O seco - que contém de 1 a 5g de açúcar
O meio seco - com 5 a 15g de açúcar
O doce - 15g ou mais de açúcar
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Propriedades do Amendoim
No mês de festa junina e principalmente nesse ano de Copa do Mundo, o amendoim se torna uma opção de petisco.
Essa semente oleaginosa, popularmente conhecida como um alimento afrodisíco, tem um alto potencial energético.
Em sua composição, há uma substância chamada arginina, que atua na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e estimulando a produção de hormônio masculino (testosterona).
Mas outras substâncias presentes ajudam ainda aumentar a fama de "alimento afrodisíaco": possui vitaminas do complexo B, que interagem com neurotransmissores espantando o desânimo.
O amendoim também é fonte de Vitamina E, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres.
Mas muita calma na hora de consumir! O amendoim tem alto poder calórico: 100g fornece cerca de 570 calorias. Para quem quer comer todos os dias, o ideal é não ultrapassar 1/2 xícara, o que equivale 170 calorias.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Cuidado com as compras no supermercado!
2) Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o "supérfluo" de lado e comece suas compras pelo setor de hortifrutis , assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos) não deixando espaço para os outros ítens que geralmente são mais engordativos.
3) Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas vista fica mais difícil resistir às tentações.
4) Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos, há muitas opções no mercado de produtos mais saudáveis e ao mesmo tempo muito saborosos.
5) Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos nas prateleiras. As novidades de produtos lights e mais saudáveis surgem a cada dia, porém não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias, pois podem aumentar as suas calorias diárias.
6) Evite parar em todos os "pontos de degustação", as porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias.
7) Prefira os alimentos em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.
8) Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado na sua composição; há várias opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo não adoçados.
9) Prefira o peito de peru ao invés do presunto, pois é menos gorduroso e ainda você leva calorias a menos.
10) Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no funcionamento dos intestinos e além disto, já existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.
11) Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais e sem recheios, eles são na maioria das vezes os vilões responsáveis pelas calorias a mais.
12) Prefira os molhos simples aos muito elaborados, estes últimos geralmente possuem na sua composição cremes gordurosos, óleos ou outros ingredientes calóricos.
13) Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos, pois na hora daquela "fominha" são estes que você vai atacar.
14) Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente têm menos calorias.
15) Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelos lights, há muitas opções no mercado e quase não se nota a diferença do sabor. O ideal, porém, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem dar gases e impedir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo.
16) Quando for escolher os sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar, os quais quase não possuem calorias. Porém, não se esqueça que o suco natural é mais gostoso e mais saudável, pois fornecem vitaminas e minerais das frutas.
17) Use e abuse de ervas e temperos para acentuar o sabor dos pratos, mas escolha aqueles com menos gorduras.
18) Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos aos amarelos.
19) Opte pelo requeijão light, o qual tem 35 a 40% menos calorias quando comparados aos tradicionais, mantendo o mesmo sabor e dê preferência aos leites e iogurtes desnatados, são menos calóricos por possuírem baixa porcentagem de gorduras.
20) Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo bem interessante.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Ervas que amenizam males comuns no frio
Dias quentes, noites frias - e ar mais seco. Com as constantes mudanças de temperatura e diminuição da umidade do ar, fica difícil escapar de resfriados, irritações e inflamações na garganta.
Usados na culinária, o gengibre, a canela, a hortelã e o alecrim tem também funções medicinais e são bons aliados nessa época do ano.
Para problemas pulmonares, o alecrim e a hortelã são a melhor pedida. A hortelã tem em sua composição 60% de um óleo aromático chamado mentol, que é altamente bactericida e mucolítico, ou seja, quebra o muco que pode estar nos brônquios.
A canela e o gengibre também são eficientes para esquentar o corpo. Os óleos aromáticos que dão sabor picante ao gengibre melhoram a transação da temperatura.
Já a canela, usada popularmente no preparo de xaropes caseiros, alivia irritações na garganta, devido a presença de um fitoquímico que combate principalmente bactérias que causam amidalites.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Encha o prato de saúde no inverno
No inverno, temos necessidade de consumir alimentos quentes e calóricos para aumentar a temperatura corporal.
No entanto, ao iniciarmos a refeição pela salada, fica mais fácil saciar a fome e comer menos quantidade de alimentos com mais calorias.
Com isso, abastecemos as células com nutrientes necessários para a prevenção de doenças - inclusive gripes e resfriados - e ainda evita o ganho de peso.
Quanto mais colorido for o prato, maior será a quantidade consumida de substância que combatem os radicais livres (levam ao desenvolvimento de doenças) .
Confira o poder das cores dos alimentos
- Alaranjado: rico em Vitamina C, que evita o envelhecimento e ajuda na fabricação de colágeno da pele. Exemplos: cenoura, abóbora, batata doce.
- Amarelo: também é rico em Vitamina A e no antioxidante betacaroteno. Ajuda na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo.Exemplo: Milho, pimentão amarelo.
- Roxo: Entre seus benefícios, destacam-se o aumento da disposição mental e a manutenção dos músculos e do coração. Exemplo: cebola roxa, repolho roxo, berinjela e alcachofra.
- Vermelho: apresenta antioxidantes como o licopeno e Vitamina C. Tem ainda flavonóides, antioxidante qua ajuda a prevenir doenças degenerativas, como câncer. Exemplo: tomate e pimentão vermelho.
- Verde: possui grande quantidade de clorofila, Vitamina E e C, além de minerais como Ferro, Cálcio e Potássio. Exemplo: alface, escarola, rúcula, couve, espinafre, quiabo, ervilha, pepino, manjericão.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Aveia e o Controle do Colesterol
A fibra solúvel, além de reduzir o colesterol ruim, (LDL) ajuda a manter os níveis de glicose do sangue e o bom funcionamento do intestino.
Para quem quer emagrecer, a aveia é também uma ótima aliada. As fibras solúveis contidas nela, retardam o esvaziamento gástrico, tendo como resultado uma maior saciedade.
Escolha sempre a aveia em farelo ou em flocos. Por não ter passado pelo processo de refinamento, é o tipo de aveia que possui maior quantidade de fibras solúveis
Recomenda-se 2 colheres (sopa) ao dia
1 colher de sopa = 49 calorias
Anote a Receita:
Panqueca de Aveia
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de margarina light
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
- Sal
- Margarina light para untar
Recheio:
- 300g de ricota amassada
- 150 g de parmesão ralado
- 1 cebola pequena ralada
- Cebolinha picada a gosto
- Noz moscada e sal a gosto
- 3 colheres (sopa) de creme de leite light
Modo de Preparo:
Massa:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme
- Despeje pequenas porções da massa em uma frigideira untada e doure dos dois lados
Recheio:
- Misture bem a ricota com a metade do queijo parmesão e o creme de leite light e a cebola.
- Tempere com a cebolinha, o sal e o noz moscada.
- Recheie as panquecas e coloque-as num refratário.
- Salpique o queijo parmesão restante sobre as panquecas e leve ao forno para gratinar.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Conheça os benefícios do Jiló
Benefícios:
-Uma razoável fonte de carboidratos e proteínas
- Boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro
- Boa quantidade das vitaminas A, C e do complexo B
Inconveniente:
- Possui um gosto muito amargo.
Geralmente considerado como um legume, o jiló é na realidade o fruto de uma planta da família das solanáceas, tal como a berinjela. Sua origem é desconhecida, mas é muito abundante na África e no Brasil.
O jiló só deve ser consumido antes de amadurecer e deve ser cozido. Seu sabor amargo é apreciado apenas por um pequeno número de pessoas, mas apesar disso ele é uma razoável fonte de carboidratos e proteínas, além de uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro.
O jiló possui ainda uma boa quantidade de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B, particularmente a niacina.
Na região sudeste, é comum alguns bares e botequins oferecem o jiló como um tira-gosto de bebidas alcoólicas. Nesses casos, ele é uma boa alternativa porque, ao contrário dos demais acompanhamentos fritos em óleo (torresmos, lingüiças,sardinhas, etc.) oferecidos nesses tipos de estabelecimentos, ele é servido cozido e, portanto, possui muito menos calorias. O jiló pode ainda entrar como ingrediente de cozidos, substituindo algum outro legume desse prato.
Terapeuticamente, o jiló é recomendado como um estimulante do metabolismo hepático e um regulador digestivo.
Nas áreas rurais do Brasil, onde também é chamado de jinjilo, o jiló cozido é utilizado como tratamento contra resfriados, gripes e estados febris.
Anote a receita: Jiló ao forno
Ingredientes
- 6 jilós
- cebola
- Alho
- Tomate
- Azeite
- Sal
- 1 ovo
- Queijo Parmesão
Modo de Preparo
- Corte o jiló em rodelas e reserve.
- Refogue a cebola, o alho, o sal e o tomate no azeite.
- Unte uma forma refratéria com um pouco de margarina e espalhe metade dos ingredientes refogados e polvilhe o queijo ralado.
- Coloque os jilós cortados em rodelas sobre essa mistura.
- Coloque a outra metade dos ingredientes refogados sobre os jilós, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Conheça os tipos de chocolate
Amargo
É o chocolate que traz mais benefícios à saúde, pois é rico em substância antioxidante (combatem radicais livres e evitam doenças relacionadas ao coração). Apresenta um elevado teor de massa de cacau e não contém açúcar.
Meio amargo
Tem 40 a 55% de massa de cacau e pouco açúcar. Também contém uma quantidade elevada de antioxidante, mas bem menos que o amargo.
Ao leite
Parte da massa de cacau é substituída por leite em pó ou condensado. Contém manteiga de cacau e açúcar. Tem poucas substâncias antioxidantes e um elevado índice de gordura.
Branco
Contém apenas manteiga de cacau e, por isso, não contém antioxidantes. Ainda é composto por leite e açúcar e é o mais calórico dos chocolates.
Em pó
Produzido a partir da amêndoa de cacau ralada e sem manteiga. Pode ser doce ou amargo, quando é chamado de cacau em pó.
Light
É composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó e doçante, mas tem um índice de gordura inferior ao do chocolate tradicional e é o menos calórico. Ao mesmo tempo, não tem uma quantidade elevada de antioxidantes.
Diet
É composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó e adoçante. recomendado para pessoas com dietas restritas de açúcar (como os diabéticos). É tão calórico quanto o chocolate ao leite, por conter um alto teor de gordura.
Achocolatado
Chocolate em pó com adição de leite em pó e açúcar.
Chocolate vira aliado da saúde
Amigo do paladar e inimigo das dietas, o chocolate é um dos alimentos mais adorados por pessoas de todas as idades.
O cacau, matéria prima do chocolate, estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade. Mas, para aproveitar os efeitos favoráveis, é preciso apostar nas versões com grande concentração de cacau. Uma das substâncias mais benéfica do cacau, são os flavonóides, antioxidantes benéficos para o sistema cardíaco.
Os chocolates com porcentagem de cacau maior de 70% são os recomendados. É importante ler o rótulo para saber a concentração de cacau e se há adição de leite, açúcar e outros ingredientes.
As versões ao leite têm um teor elevado de açúcar e gordura animal, por isso são muito engordativos e podem aumentar os níveis de colesterol e triglicérides.
O tipo menos recomendado é o chocolate branco, feito com manteiga de cacau, ele não tem antioxidante e ainda é bastante gorduroso.
O doce pode sim fazer parte de uma alimentação balanceada, basta tomar alguns cuidados:
- Não se deve consumir mais que 30g de chocolate por dia
- A ingestão do chocolate deve ser combinada com uma dieta equilibrada e com a pática de exercícios físicos regularmente
- Preferir os chocolates que contém em sua composição 70% de cacau
quarta-feira, 10 de março de 2010
Acerte na combinação
Não basta um alimento ser ingerido para que seus nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Além da mastigação e da alteração do sistema imunológico, a combinação de diferentes ítens consumidos em uma mesma refeição também interfere nesse processo.
A interação entre as substâncias presentes em cada um dos alimentos pode contribuir ou atrapalhar seu aproveitamento pelo organismo.
Então...acerte na combinação dos alimentos:
- Arroz + Feijão: O arroz é pobre em um aminoácido abundante no feijão e vice-versa. A dupla forma uma proteína de alto valor biológico essencial para a manutenção do organismo.
- Brócolis + Azeite: A Vitamina E do azeite também auxilia na absorção da Vitamina K, presente nas hortaliças de cor verde escura.
- Couve + Laranja: O consumo de Vitamina C, presente na laranja e em outras frutas cítricas, aumenta o aproveitamento de ferro não -heme, que é fornecido pelos vegetais de cor verde escura como a couve.
- Abacaxi + Carne Vermelha: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos. De quebra, a fruta é rica em fibras solúveis, aliadas do processo digestivo. Depois de saborear um churrasco, opte por uma fatia de abacaxi como sobremesa.
- Mamão + Aveia: O Zinco presente no cereal auxilia na absorção de Vitamina A, encontrada na fruta. A união dos dois também favorece o funcionamento intestinal.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Maçã: Fruta nada proibida
Trata-se de uma das frutas mais completas, riquíssima em fibras e minerais.
Além de estimular o metabolismo, a maçã contém quercitina, que dá coloração à sua casca e previne alguns tipos de câncer.
Outra substância valiosa da maçã é a pectina, que facilita a eliminação de toxinas e ajuda a manter a taxa de colesterol aceitável.
Possui também, Vitaminas A, B1, B2 e C, Potássio, Ferro, Fósforo e Cálcio .
A porção recomendada é de 1 maçã por dia e a melhor forma para consumo é com casca, já que é na casca que está a maior parte das substâncias funcionais.
Anote a receita:
Chá Verde com Maçã
Ingredientes
- 5 colheres (sopa) de chá verde
- 1 maçã média
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 litro de água filtrada
Modo de Preparo
- Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até o ponto de fervura.
- Retire do fogo, adicione o chá verde e tampe.
- Deixe em infusão por 3 minutos e coe.
- Em seguida, parta a maçã ao meio, remova as sementes e o miolo e pique.
- Bata a fruta com o chá verde gelado e o mel por 1 minuto no liquidificador.
Essa combinação além de oferecer substâncias antioxidantes tanto do chá verde como a da maçã, é um chá digestivo recomendado para ser tomado logo após as refeições, já que a maçã também traz propriedades digestivas.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Espinafre é Boa Fonte de Ferro
O Espinafre é uma verdura de alto valor nutritivo. Tem boas quantidades de Ferro, Vitamina A, Sódio, Potássio e uma fonte moderada de fibras.
Como outras verduras, o espinafre contém grande quantidade de água. Assim, ele reduz muito depois de cozido.
Mas atenção!! Depois de pronto não deve ser requentado, pois a quantidade de Ferro ainda presente se decompõe.
O espinafre fica mais barato geralmente entre Agosto e Novembro. Ao comprar, prefira as folhas de cor verde-escura, brilhante e sem marcas de picadas de insetos.
Anote a receita da torta de espinafre!! A receita foi modificada para ficar menos calórica, pois a receita original continha uma quantidade maior de ovos e mussarela ao invés de queijo branco.
Torta de Espinafre
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite desnatado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3 ovos
- 1 xícara de azeite extra virgem
- 200 g de queijo branco bem picadinho
- 100g de parmesão ralado
- 300g de espinafre
Modo de Preparo
- Cozinhe o espinafre, pique as folhas e refogue a gosto
- Bata no liquidificador, os ovos, a farinha, o leite, o fermento e o parmesão ralado (50g)
- Coloque metade da massa em um refratário untado
- Distribua o espinafre refogado por cima da massa e cubra com o queijo branco picado
- Coloque o restante da massa por cima do queijo branco
- Polvilhe com o restante do queijo ralado (50g) e leve ao forno até assar
- Sirva ainda quente
Dica: o espinafre pode ser substituído por outra verdura ou legume, por exemplo a abobrinha!
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
O Poder da Linhaça
Segundo estudos internacionais e nacionais, essa sementinha ajuda no controle do colesterol e do açúcar no sangue, no funcionamento do intestino e tem efeito antioxidante.
A semente de linhaça é uma das fontes mais ricas de ômega-3, além de possuir proteína de alta qualidade e fibras solúveis. Algumas pesquisas apontam efeitos positivos com a ingestão de 25g por dia, o equivalente a 1 colher (sopa).
Por isso, vale a pena buscar formas divrsas e incluí-la na dieta como na composição de vitaminas de frutas, na massa de pães, bolos e biscoitos, na salada, no iogurte, na fruta, etc.
Uma dica para aproveitar ainda mais os benefícios da linhaça é triturá-la no liquidificador, até que vire pó. Isso porque sua casca resistente pode passar intacta pelo parelho digestivo e as substâncias benéficas podem permanecer dentro da semente.
Existem dois tipos de linhaça: a escura e a dourada. Ambas possuem aproximadamente a mesma composição. A linhaça dourada é mais adaptada ao clima frio enquanto a linhaça escura se desenvolve em climas mais quentes. Isso explica a diferença de preço entre elas.
No Brasil, a cultura convencional é da linhaça marrom, pela adaptação do clima, solo e às técnicas de manuseio. A linhaça dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.
A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Melancia para os dias de calor!!
Nos dias quentes, que tal se refrescar com uma fruta pouco calórica e refrescante?
A Melancia é uma fruta com alto poder de hidratação por possuir uma grande quantidade de água (90% do seu peso é composto por água).
Rica em ferro, magnésio, potássio, vitaminas A, B5 e B6 e carotenóides (substâncias antioxidantes), é uma fruta de baixo teor calórico: 100 g possui apenas 32 calorias!
Como comprar: a melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. A fruta cortada deve ter polpa firme, mais vermelha e mais brilhante.
Como conservar: inteira, pode ser guardada em local fresco e arejado por até uma semana. Após cortar, guarde-a na geladeira, em recipiente fechado.
Agora que você já sabe as propriedades da melancia, anote uma receitinha light para os dias de calor.
Smoothie de Melancia com Limão (Rendimento: 2 porções)
"Smoothie vem da palavra inglesa smooth, que significa suave e macio. É uma bebida levemente cremosa e muito refrescante"
A receita original é feita com sorvete de limão, mas adaptei a receita para ficar mais light.
Ingredientes
- Suco de limão congelado - 8 cubinhos grandes (faça o suco de limão, misture com um pouco de água, coloque em forminhas de gelo e leve para o congelador)
- 1 xícara (chá) de melancia picada
- 2 pedras de gelo
- folhas de hortelã para decorar (opcional)
Modo de Preparo
- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes
- Sirva com a hortelã.
- Adicione adoçante, caso sinta necessidade.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Manga ajuda a ter um bronzeado saudável
A manga é uma aliada eficiente para quem pretende "pegar uma corzinha" e proteger a pele. Por ser uma boa fonte de carotenóides e Vitamina C, é interessante consumí-la no verão, já que o betacaroteno ativa a melanina e a Vitamina C protege as células do dano causado pela exposição solar.
Entre outros nutrientes benéficos encontrados na manga, estão a Vitamina A e o Potássio. Para completar, a fruta possui alta concentração de fibras, sendo uma aliada ao intestino.
Quantas calorias tem a manga?
100g de fruta (1 fatia não muito grossa) contêm cerca de 65 calorias.
Mousse Light de Manga (8 porções)
Ingredientes
- 1 pote de iogurte natural desnatado ou iogurte de manga desnatado
- 1 manga haden picada
- 2 pacotes de gelatina light de manga ou sem sabor
Modo de Preparo
- Faça a gelatina de acordo com o indicado no pacote
- Deixe-a endurecer na geladeira.
- Bata o iogurte com a manga no liquidificador e adicione a gelatina endurecida
- Bata bem até homogeneizar
- Distribua em tacinhas ou em um pirex e enfeite com pedaços de manga.
Dica
- Para ficar ainda mais saboroso, coloque pedaços de manga picados misturados à mousse.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Sardinha
A Versatilidade da Sardinha
Popular e preciosa fonte de ômega 3, a sardinha é menos valorizada do que deveria. É provável que isso ocorra por ser um produto de preparo delicado e baixo custo.
Esse alimento é tão rico em ômega-3 e em ácidos graxos quanto os peixes dos mares gelados, considerados os mais favorecidos no fornecimento de ômega-3 (substância que auxilia na diminuição de triglicérides e colesterol ruim).
Você sabia...
- O que garante a durabilidade do produto é a esterilização.
- Não há adição de produtos químicos na produção de sardinhas em lata das melhores marcas.
Agora que você já sabe os benefícios da sardinha, anote uma receita prática e saudável:
Espaguete com Sardinha
Ingredientes
- 4 tomates maduros
- Azeite extra virgem (3 colheres / sopa)
- 1/2 pacote de espaguete (250 gramas)
- 3 dentes de alho
- 3 latas de sardinha
- Salsa picada
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Corte os tomates ao meio e disponha-os em uma assadeira com os miolos voltados para cima
- Tempere com sal e pimenta, regue com 1 colher (sopa) de azeite e leve ao forno preaquecido (a 200° C)
- Asse por 30 minutos e corte-os novamente ao meio e reserve
- Cozinhe a massa em água fervente e salgada até ficar al dente (cozida, porém firme) e reserve
- Frite o alho no azeite até ficarem levemente dourados
- Acrescente as sardinhas e refogue rapidamente
- Adicione a massa cozida e os tomates cortados e misture com os outros ingredientes
- Se necessário, corrija a quantidade de sal e sirva em seguida.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Sorvete de Morango Caseiro
Que tal tomar um sorvete nos dias de calor? Mas não vale abusar daqueles mais gordurosos (sorvetes de massas). O certo é escolher um sorvete de fruta (palito) que acaba sendo menos calórico e menos gorduroso. Mas se bater aquela vontade de ir até uma sorveteria por quilo, que tal preparar um sorvete caseiro? O diferencial é a quantidade de gordura. Confira as diferenças:
- Sorvete de massa sabor morango - 1 bola - 124 calorias - 10% de gordura saturada
- Sorvete caseiro com morango - 1 porção - 90 calorias - 4% de gordura saturada
Não é muito light mas é uma boa troca por ter a quantidade de gordura reduzida pela metade. Mas não vale adicionar nenhuma cobertura!!!
Anote a receita:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de morangos picados
- a mesma medida de água
Modo de Preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa forma refratária.
- Leve ao congelador e deixe por 3 horas.
domingo, 31 de janeiro de 2010
Café da manhã saudável
"Leve frutas, iogurtes, mel, cereais, pães e bolos integrais para a mesa, varie nas combinações e tenha um delicioso café da manhã todos os dias. "
Café da Manhã para Atletas
- 1 pote de iogurte desnatado - 2 fatias de pão de forma branco - 200 ml de suco de laranja - 1 colher (sopa) de geléia - 1 pote pequeno de salada de frutas (200 ml)
Café da Manhã para quem quer Manter a Forma
- 200 ml suco de frutas - 2 colheres (sopa) de aveia - 2 colheres (sopa) de linhaça - 1 pote de iogurte de frutas desnatado
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Receita light com gelatina
ESPUMA DE MORANGO (4 porções / 47 calorias cada)
Ingredientes - 1 pacote de gelatina de morango (pode ser usada gelatina de outro sabor) - 1 pote de iogurte natural desnatado v
Modo de Fazer - Ferva 300 ml de água e dissolva todo o pacote de gelatina - Deixe esfriar e leve à geladeira até endurecer por completo - Bata no liqüidificador, por 2 minutos, a gelatina e o iogurte até obter um creme homogênio e espumante - Coloque em taças individuais e leve à geladeira por 2 horas
Dedico esse blog a todos os meus pacientes, em especial a Lucia que vem se esforçando muito para alcançar seu objetivo.
Obrigada a todos que visitam meu blog!!!