quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Poder da Linhaça


Segundo estudos internacionais e nacionais, essa sementinha ajuda no controle do colesterol e do açúcar no sangue, no funcionamento do intestino e tem efeito antioxidante.
A semente de linhaça é uma das fontes mais ricas de ômega-3, além de possuir proteína de alta qualidade e fibras solúveis. Algumas pesquisas apontam efeitos positivos com a ingestão de 25g por dia, o equivalente a 1 colher (sopa).
Por isso, vale a pena buscar formas divrsas e incluí-la na dieta como na composição de vitaminas de frutas, na massa de pães, bolos e biscoitos, na salada, no iogurte, na fruta, etc.
Uma dica para aproveitar ainda mais os benefícios da linhaça é triturá-la no liquidificador, até que vire pó. Isso porque sua casca resistente pode passar intacta pelo parelho digestivo e as substâncias benéficas podem permanecer dentro da semente.

Existem dois tipos de linhaça: a escura e a dourada. Ambas possuem aproximadamente a mesma composição. A linhaça dourada é mais adaptada ao clima frio enquanto a linhaça escura se desenvolve em climas mais quentes. Isso explica a diferença de preço entre elas.

No Brasil, a cultura convencional é da linhaça marrom, pela adaptação do clima, solo e às técnicas de manuseio. A linhaça dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.

A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas.

Um comentário:

  1. Olá Carol, minha amiga está usando a linhaça e logo notamos a diferença. Comecei a incluir no lanche que faço antes do almoço com o iogurte.
    Beijos e obrigada pela dica. Fabi Palaria

    ResponderExcluir