quarta-feira, 10 de março de 2010

Acerte na combinação


Não basta um alimento ser ingerido para que seus nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Além da mastigação e da alteração do sistema imunológico, a combinação de diferentes ítens consumidos em uma mesma refeição também interfere nesse processo.

A interação entre as substâncias presentes em cada um dos alimentos pode contribuir ou atrapalhar seu aproveitamento pelo organismo.


Então...acerte na combinação dos alimentos:

- Arroz + Feijão: O arroz é pobre em um aminoácido abundante no feijão e vice-versa. A dupla forma uma proteína de alto valor biológico essencial para a manutenção do organismo.

- Brócolis + Azeite: A Vitamina E do azeite também auxilia na absorção da Vitamina K, presente nas hortaliças de cor verde escura.

- Couve + Laranja: O consumo de Vitamina C, presente na laranja e em outras frutas cítricas, aumenta o aproveitamento de ferro não -heme, que é fornecido pelos vegetais de cor verde escura como a couve.

- Abacaxi + Carne Vermelha: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos. De quebra, a fruta é rica em fibras solúveis, aliadas do processo digestivo. Depois de saborear um churrasco, opte por uma fatia de abacaxi como sobremesa.

- Mamão + Aveia: O Zinco presente no cereal auxilia na absorção de Vitamina A, encontrada na fruta. A união dos dois também favorece o funcionamento intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário