quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conheça os benefícios do Jiló


Benefícios:
-Uma razoável fonte de carboidratos e proteínas
- Boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro
- Boa quantidade das vitaminas A, C e do complexo B

Inconveniente:
- Possui um gosto muito amargo.

Geralmente considerado como um legume, o jiló é na realidade o fruto de uma planta da família das solanáceas, tal como a berinjela. Sua origem é desconhecida, mas é muito abundante na África e no Brasil.

O jiló só deve ser consumido antes de amadurecer e deve ser cozido. Seu sabor amargo é apreciado apenas por um pequeno número de pessoas, mas apesar disso ele é uma razoável fonte de carboidratos e proteínas, além de uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro.

O jiló possui ainda uma boa quantidade de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B, particularmente a niacina.

Na região sudeste, é comum alguns bares e botequins oferecem o jiló como um tira-gosto de bebidas alcoólicas. Nesses casos, ele é uma boa alternativa porque, ao contrário dos demais acompanhamentos fritos em óleo (torresmos, lingüiças,sardinhas, etc.) oferecidos nesses tipos de estabelecimentos, ele é servido cozido e, portanto, possui muito menos calorias. O jiló pode ainda entrar como ingrediente de cozidos, substituindo algum outro legume desse prato.

Terapeuticamente, o jiló é recomendado como um estimulante do metabolismo hepático e um regulador digestivo.

Nas áreas rurais do Brasil, onde também é chamado de jinjilo, o jiló cozido é utilizado como tratamento contra resfriados, gripes e estados febris.

Anote a receita: Jiló ao forno

Ingredientes

- 6 jilós
- cebola
- Alho
- Tomate
- Azeite
- Sal
- 1 ovo
- Queijo Parmesão

Modo de Preparo

- Corte o jiló em rodelas e reserve.
- Refogue a cebola, o alho, o sal e o tomate no azeite.
- Unte uma forma refratéria com um pouco de margarina e espalhe metade dos ingredientes refogados e polvilhe o queijo ralado.
- Coloque os jilós cortados em rodelas sobre essa mistura.
- Coloque a outra metade dos ingredientes refogados sobre os jilós, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

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