terça-feira, 6 de abril de 2010

Chocolate vira aliado da saúde


Amigo do paladar e inimigo das dietas, o chocolate é um dos alimentos mais adorados por pessoas de todas as idades.
O cacau, matéria prima do chocolate, estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade. Mas, para aproveitar os efeitos favoráveis, é preciso apostar nas versões com grande concentração de cacau. Uma das substâncias mais benéfica do cacau, são os flavonóides, antioxidantes benéficos para o sistema cardíaco.
Os chocolates com porcentagem de cacau maior de 70% são os recomendados. É importante ler o rótulo para saber a concentração de cacau e se há adição de leite, açúcar e outros ingredientes.
As versões ao leite têm um teor elevado de açúcar e gordura animal, por isso são muito engordativos e podem aumentar os níveis de colesterol e triglicérides.
O tipo menos recomendado é o chocolate branco, feito com manteiga de cacau, ele não tem antioxidante e ainda é bastante gorduroso.
O doce pode sim fazer parte de uma alimentação balanceada, basta tomar alguns cuidados:
- Não se deve consumir mais que 30g de chocolate por dia
- A ingestão do chocolate deve ser combinada com uma dieta equilibrada e com a pática de exercícios físicos regularmente
- Preferir os chocolates que contém em sua composição 70% de cacau

Um comentário:

  1. Eu acho que vc errou quando disse que "- Não se deve consumir mais que 30g de chocolate por dia". Na verdade deveria retirar o "Não se" para ficar assim: "Deve consumir mais que 30g de chocolate por dia" rsrsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir