Comer uma porção "generosa" de verduras e legumes sob a forma de salada, garante boas doses de vitaminas e fibras, fundamentais para o bom desempenho do organismo. É certo que nessa época de frio, o que todos querem é consumir alimentos quentes.
No inverno, temos necessidade de consumir alimentos quentes e calóricos para aumentar a temperatura corporal.
No entanto, ao iniciarmos a refeição pela salada, fica mais fácil saciar a fome e comer menos quantidade de alimentos com mais calorias.
Com isso, abastecemos as células com nutrientes necessários para a prevenção de doenças - inclusive gripes e resfriados - e ainda evita o ganho de peso.
Quanto mais colorido for o prato, maior será a quantidade consumida de substância que combatem os radicais livres (levam ao desenvolvimento de doenças) .
Confira o poder das cores dos alimentos
- Alaranjado: rico em Vitamina C, que evita o envelhecimento e ajuda na fabricação de colágeno da pele. Exemplos: cenoura, abóbora, batata doce.
- Amarelo: também é rico em Vitamina A e no antioxidante betacaroteno. Ajuda na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo.Exemplo: Milho, pimentão amarelo.
- Roxo: Entre seus benefícios, destacam-se o aumento da disposição mental e a manutenção dos músculos e do coração. Exemplo: cebola roxa, repolho roxo, berinjela e alcachofra.
- Vermelho: apresenta antioxidantes como o licopeno e Vitamina C. Tem ainda flavonóides, antioxidante qua ajuda a prevenir doenças degenerativas, como câncer. Exemplo: tomate e pimentão vermelho.
- Verde: possui grande quantidade de clorofila, Vitamina E e C, além de minerais como Ferro, Cálcio e Potássio. Exemplo: alface, escarola, rúcula, couve, espinafre, quiabo, ervilha, pepino, manjericão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário