domingo, 1 de abril de 2012

Menos Sal, Mais Saúde

O Sal é muito utilizado para conservar os alimenos e para dar um saber na comida. Mas o consumo em excesso pode causar danos à saúde.
É composto por cloreto de sódio, que quando dissociados, forman íons. Os íons de sódio, quando em quantidades adequadas, exercem importante papel no funcionamento do organismo (auxilia na condução de impulsos nervosos, permitindo o bom funcionamento do cérebro e do controle das funções vitais do organismo) porém, em excesso pode causar doenças como hipertensão arterial e doenças do coração.
Os alimentos podem conter naturalmente um pouco de sóio na sua composição. Os alimentos fontes de proteína, geralmente contém mais sódio do que os vegetais e grãos, enquanto asfrutas conteém pouco ou nenhum.
A maior concentração está nos produtos processados e industrializados como, presunto, mortadela, salsicha, queijos amarelos, molhos prontos, realçadores de sabor, calds concentrados, vegetais enlatado, lanches de fast food, etc.
Orientações
- Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal.
- Deixe o saleiro fora de seu alcance, durante as refeições. Evite colocá-l0 à mesa.
- Cuidado com o consumo de alimentos enlatados, embutidos, conservados e defumados.
- Nem sempre uma comida com pouco sal, significa uma comida sem graça. Utilize ervas aromáticas como manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho, etc.
Conteúdo elaborado pelo serviço de nutrição da Casa Santa Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário