quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aposte no Arroz Parboilizado!

O arroz parboilizado e integral têm valor nutricional superior ao do arroz branco polido. Além disso, o arroz parboilizado é de mais fácil preparo. Já o integral demora mais para cozinhar.

A palavra parboilizado deriva da expressão em inglês parboiled, que pode ser expressa como cozimento/fervura parcial, e remete a características de seu processamento. É o arroz com casca, submetido a tratamento hidrotérmico antes das etapas de descascamento e polimento.

Na produção do arroz parboilizado, a ação da água sobre os componentes solúveis do grão (vitaminas hidrossolúveis e sais minerais) provoca sua migração da camada externa, onde estão mais concentrados, para o interior do grão, deixando-o mais rico do ponto de vista nutricional. Uma vez transferidos para o interior do grão, os nutrientes são aí fixados através da gelatinização do amido, pelo calor. Por isso a denominação de processo hidrotérmico.

O produto tem melhor valor nutricional em relação ao arroz branco polido, por sua maior concentração de micronutrientes. Se essa comparação for feita com o arroz integral, o parboilizado sai perdendo em quantidade destes nutrientes, e também de fibras, porém, como tem a película retirada após o tratamento hidrotérmico, fica livre de compostos nela presentes, chamados ácidos orgânicos, que se associam a determinados minerais e prejudicam sua absorção pelo organismo.

O arroz parboilizado representa um meio termo entre o polido e o integral, apresentando valor nutricional que justifica sua introdução na alimentação do dia-a-dia.

Arroz Integral
Calorias : 1 colher (sopa) = 22 calorias

Arroz Parbolizado
Calorias: 1 colher (sopa) = 35 calorias

Arroz Branco
Calorias: 1 colher (sopa) = 41 calorias

10 comentários:

  1. ola!! comecei a fazer academia 3 vezes por semana e comendo arroz parabolizado com repolho!! no almoço e jantar!! quantos quilos consigo perder em um mes seguindo esta dieta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Vanessa,eu fiz uma dieta parecida,só que eu tomava ché de gengibre, comia acelga com cenoura e tofu ( não se esqueça que proteína é importante) e fazia 2 horas de exercício por dia. Emagreci 15 kgs em 45 dias.

      Excluir
    2. Fernanda, boa tarde !
      Tudo bem ?
      Se possível poderia me contatar para falarmos sobre sua dieta que te ajudou a emagrecer 15 kilos em 45 dias?
      Agradeço, beijo

      Whatsapp 984901689

      Excluir
    3. Boa tarde Fernanda schiavon,por favor poderia me passar essa dieta que te ajudou a emagrecer 15 kilos em 45 dias??
      Agradeço!

      WhatsApp: (11)987964043

      Excluir
  2. Olá meninas estou pretendendo fazer um grupo no whatsapp com mulheres de todo o brasil para falar do meu dia a dia c minha dieta sobre o que como,e o tipo de exercício q faço na intenção de ajudar vcs. As interessadas me chama no zap q estarei adicionando no grupo. 75 9 8214-9956

    ResponderExcluir
  3. Fernanda me bota seu grupo 22 997488703 Obrigada

    ResponderExcluir