segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A importância do Café da Manhã


"Não saia de casa sem comer"
e variações como "o café da manhã é a refeição mais importante do dia" são algumas das mais sábias lições maternais. Passada por gerações a fio, por meio de uma sabedoria mais popular do que científica, a importância da primeira refeição do dia tem recebido atenção do meio acadêmico --comprovando que as mães sempre estiveram certas.

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA), realizada com 2.200 adolescentes e, mostrou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que pulavam a refeição. Cinco anos após o início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomavam. Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gorduras e nas calorias.

Na verdade, o café da manhã é uma boa oportunidade de consumir cereais integrais, já que, em muitos casos, não estão disponíveis nas outras refeições, feitas geralmente fora de casa. As fibras aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia.

Esse tipo de fibra torna mais lenta a absorção da glicose em quem é diabético e ajuda quem tem níveis de colesterol acima do recomendado.

A ingestão de carboidratos refinados pode aumentar os níveis de insulina, levar à hipertensão, ao diabetes e à obesidade, e essas mudanças metabólicas podem gerar ataques cardíacos ou espessamento dos vasos sangüíneos. Por tudo isso, optar por uma fonte de carboidrato integral é sempre a melhor opção pela manhã.

Os alimentos consumidos no café da manhã são bem diversificados em cada região do Brasil. Confiram:

Fonte: Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário