segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Os Benefícios da Quinoa

Alimentos funcionais possuem múltiplos benefícios para a saúde e a boa forma. A quinoa está na lista daqueles que devem fazer parte da sua rotina. E ela é menos calórica do que parece. A quinoa possui cerca de 330 calorias em 110 g, quantidade similar ao arroz.
 
É uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. Ela também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor
 
As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste quesito, a quinoa possui quantidades comparáveis ao leite. Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina. Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através da alimentação, sendo por este motivo que a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.
 
O ferro encontrado nas carnes é considerado melhor para o organismo, já que seu poder de absorção é maior quando comparado ao nutriente de origem vegetal. Mas é um engano pensar que apenas o feijão entra na lista dos vegetais ricos no mineral. A quinoa possui mais ferro do que o feijão. Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores do mineral. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas um alimento que contenha a substância.
 
A quinoa não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.
 
EM GRÃO, FARINHA OU FLOCOS?

Nutricionalmente, não há diferença entre o grão, a farinha ou os flocos de quinoa — embora o grão seja preferível por não sofrer nenhum tipo de processamento. Aprenda a melhor maneira de preparar o alimento em:
GRÃOS — o ideal é deixar de molho por algumas horas e cozinhar em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos. Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira;
FLOCOS — polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais;
FARINHA — pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos, macarrão etc.
Nos supermercados e em lojas de produtos naturais já existem barrinhas de cereais e macarrão feitos com quinoa, ambos orgânicos.
 
A composição nutricional da quinoa a torna um alimento perfeito para ser consumido por atletas antes e depois de exercícios físicos intensos. Por ter baixo índice glicêmico, os carboidratos da quinua são metabolizados mais lentamente, garantindo uma reserva de energia necessária durante o esforço físico. E, graças aos aminoácidos, ela ajuda a reparar o tecido muscular após o treino.
 
Além de não ter nenhuma contraindicação, é um excelente alimento para crianças, que necessitam de um aporte maior de proteínas e carboidratos saudáveis durante a fase de crescimento. Por isso, é recomendada pela Academia Americana de Pediatria.

Anote a Receita:

TABULE DE QUINUA

Ingredientes

- 2 xícaras (480 ml) de água
- 1 xícara (175g) de quinua em grãos
- Sal
- 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
- 4 colheres (sopa) de suco de limão
- 3 tomates cortados em cubinhos
- 1 pepino sem semente cortado em cubinhos
- 2 cenouras raladas
- salsinha e cebolinha picadas

Modo de Preparo

- Em uma panela coloque a água para ferver
- Adicione a quinoa e somente uma pitada de sal
- Abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos
- Retire da panela e escorra totalmente a água
- Deixe esfriar após o cozimento e solte a quinoa com um garfo
- Misture quando estiver fria com os outros ingredientes
- Tempere com o suco de lima, azeite e sal.
- Adicione folhas de hortelã (opcional)